domingo, 6 de abril de 2008

Horta Doméstica


Hoje em dia, poucas pessoas podem se dar ao luxo de ir até o quintal e colher verduras, legumes e ­­ervas na hora do preparo das refeições. Nas grandes cidades, o jeito é recorrer aos produtos de supermercados e feiras. Mas o que fazer se você quiser ter sempre à mão temperos frescos para dar um sabor especial ao prato?
Quem gosta de cozinhar sabe bem que a quantidade e o preço de macinhos e vasinhos de ervas aromáticas nem sempre corresponde às necessidades. Um vasinho comprado em supermercado, por exemplo, custa cerca de R$ 4 e mal dá para uma refeição, e os macinhos da feira, em torno de R$ 2, são grandes demais e podem acabar estragando na geladeira.
Então, que tal ter em casa uma hortinha de temperos? É mais simples do que você imagina, e não é preciso reservar espaços muito grandes. Qualquer cantinho, desde que arejado e com alguma incidência de sol, funciona bem: pode ser varanda, cobertura, terraço, quintal, área de serviço ou até aquele corredor lateral externo que acomoda bicicletas ou jardineiras abandonadas. É só comprar os equipamentos e as mudas de ervas e colocar mãos à obra.
Nos links abaixo você vai conhecer os materiais necessários para montar sua própria horta e como fazer o plantio das mudas. Também terá um guia rápido das ervas mais usadas na culinária e uma seleção de links e livros para aumentar seus conhecimentos sobre ervas aromáticas.

2 comentários:

Binho disse...

Amigo, sou nutricionista e esta informação me interessa muito pois estou com um projeto de ensinar a população carente do Rio de Janeiro a ter sua horta doméstica! meu e-mail se interessar: elberviana@yahoo.com.br

Anônimo disse...

João, tudo bem? Estou blogando a construção da minha horta e queria dividir com você, pois acredito que os motivos que levam todos nós a meter a mão na terra são os mesmos: a busca por uma vida mais saudável, dentre outros. Assim fica o convite para você visitar meu blog.

http://verdenavaranda.wordpress.com/

Abraço,
André Timm