quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sopa de plástico

Hoje vou falar sobre um assunto que envergonha a raça humana.

Quanto mais estudamos assuntos ambientais, mais ficamos impressionados com a capacidade do ser humano em destruir o planeta. E devo admitir, somos BEM criativos! Destruímos e causamos impacto em praticamente tudo que tocamos ou nos relacionamos. Solo, lençois freáticos, camada de ozônio, flora, fauna, geleiras e até a camada de ozônio e o campo magnético da Terra conseguimos alterar com nossas tecnologias.

Mas, realmente, o que mais me impressionou foi a apelidada "sopa de plástico" que paira, translúcida, sobre o maior oceano do planeta: o pacífico.
Descoberta em 1997 por Charles Moore durante um passeio de férias, a "sopa de plástico" tem proporções gigantescas: 100 MILHÕES de tonelas de lixo se extendem por um espaço que pode superar em DUAS VEZES o tamanho dos Estados Unidos!!!!
O nome foi dado devido a constatação científica de que mais de 90% dos desejos são materiais plásticos. E o termo "sopa" pode ser melhor compreendido com a declaração do especialista norte-americano, Marcus Eriksen "em geral as pessoas imaginam uma espécie de ilha de plástico sobre a qual quase se pode caminhar. Não é exatamente assim. É quase como uma sopa de plástico, pois a água se mistura com o lixo logo abaixo da superfície."
O mar de lixo, de 10 metros de profundidade, localiza-se no chamado "giro pacífico norte", local onde o oceano circula lentamente devido aos poucos ventos e aos sistemas de pressão extremamente altos que estariam "segurando o lixo".

Estudo divulgado, em junho do ano passado (2007), pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep), comprovou que atualmente existem mais de 46 mil detritos de plástico em cada milha quadrada de oceano, ou cerca de 18 mil em cada quilômetro quadrado. Segundo o relatório, a cada ano os detritos plásticos causam a morte de 1 MILHÃO de pássaros marinhos, 100 MIL mamíferos aquáticos e milhares de peixes. Em apenas uma ave foram encontradas centenas de materiais plásticos em seu estômago, que acabou matando o animal asfixiado
POLUIÇÃO - Ainda de acordo com o mesmo relatório, cerca de 6,4 milhões de toneladas de lixo marinho são descartadas nos oceanos e mares por ano.Por dia, aproximadamente 8 milhões de itens de lixo marinho são despejados nos oceanos e mares, dos quais, cerca de 5 milhões são jogados de navios. Mais de 13 mil pedaços de lixo plástico estão, atualmente, flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano. A Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (AMRF), por exemplo, afirma em um relatório de pesquisa que encontrou num trecho do Oceano Pacífico, em 2002, seis quilos de plástico para cada quilo de plâncton próximo da superfície.

CULPADOS - Quem são os responsáveis por tamanha atrocidade?! Para chegarmos a raiz do problema, vamos enumerar os responsáveis, por ordem crescente de culpa.
Por mar: Navios mercantes da marinha(pelo despejo de lixo marinho no mar); Embarcações de pesca (por perderem ou abandonarem apetrechos de pesca e também por jogarem lixo no mar); Lixo de banhistas nas praias; Embarcações de recreio (iates, lanchas etc)
Por terra: Dejetos irregulares e criminosos de indústrias; Lixões próximos das zonas costeiras; Esgotos sem tratamento; Lixo que desce pelos rios e chega ao mar (jogados por pessoas sem consciência);
* Também graves são os acidentes de derramemento de óleo de navios e plataformas de petróleo.

TRÁFEGO MARÍTIMO - Para entender melhor como funciona o tráfego de embarcações marítimas e as consequentes rotas de poluição, selecionei esta ilustração (abaixo) para elucidar o cenário.
SOLUÇÃO - Uma das possíveis soluções para amenizar a situação é instalar estações receptadoras de lixo nos portos e marinas do mundo. Mas isso, sem dúvida, não será suficiente para promover uma verdadeira mudança de atitude em nossos "semelhantes." Primeiramente os governos precisam considerar esta realidade. Atualmente, não existe nenhum ministério/secretaria/órgão governamental responsável, por esta questão. É como se não considerássemos o problema.

Por enquanto, estamos vivendo felizes e satisfeitos com nossos confortos e luxos, mas logo logo as 100 MILHÕES de toneladas de lixo vão mandar o seu recado às nossas praias paradisiacas e promíscuas. E ele virá em forma de quilometros e quilometros de plástico e devastação.
ASSIM ESPERO, ASSIM MERECEMOS!
Sem mais,
Triste.
Postado por Fabiano Porto

Nenhum comentário: