quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sacolas plásticas


Vamos assumir nossa responsabilidade pela poluição mundial, admitir que nós somos os grandes poluidores a partir do momento do nosso nascimento e mudar nossa atitude, nossos atos, antes que o planeta fique mais hostil e não possamos mais existir.
As empresas são obrigadas por lei a ter o plano de gerenciamento de resíduos, sob pena de multa e fechamento da empresa em caso de descumprimento, mas as residências do país não são obrigadas a nada, não existe lei para regulamentar o gerenciamento de resíduos, é por isso que quase ninguém recicla, quase ninguém pratica o consumo consciente e as residências são as grandes poluidoras por gerarem muitos resíduos, portanto vamos mudar de atitude!!!
A cada compra, pelo menos uma sacola chega às residências. A partir de então, o destino dela são muitos. Só que um grande problema é que muitas param nas redes de esgoto, depois para os rios ou então nos Aterros.
Uma família de 4 pessoas de classe média usa 1.000 sacolas por ano - no supermercado, padaria, açougue, feira, videolocadora, farmácia. No mundo são consumidos 500 bilhões de sacos plásticos por ano, ou 1,5 bilhão por dia, ou ainda 1 milhão por minuto. Essas sacolas convencionais podem demorar até 500 anos para sumirem na natureza, contaminando rios e oceanos, matando animais quando da sua ingestão, por confundirem a sacola com alimento, por isso, diversos países decidiram que já era hora de bani-las. Em países como África do Sul, Taiwan e Índia o uso das sacolinhas prevê multa e até prisão. Já em San Francisco, no Estado da Califórnia (EUA), os sacos foram eliminados e substituídos por outros feitos de matéria prima reciclável.
No Estado de São Paulo são consumidas cerca de 66 milhões de sacolas plásticas. Das 12 mil toneladas de lixo geradas diariamente, mil são de plásticos. “Eliminar esse excesso não é nada difícil, basta recusar as sacolinhas após as compras, seja no supermercado, na farmácia ou em qualquer outro local. Outra idéia é levar sua própria sacola retornável ou sacola permanente quando for às compras.
Nossas avós usavam sacolas retornáveis e sobreviveram. Elas não tinham à disposição sacolas de plástico ou de papel.
Só pra registrar: a partir de junho, a China vai economizar 37 milhões de barris de petróleo por ano com a proibição das sacolas plásticas, cujo consumo diário é de 3 bilhões.

2 comentários:

Juliana Cavalcanti disse...

Nossa mt bem lembrado...tava ate procurando uma dessas sacolas de feira um dia desses.Aqui em casa acumulou tanta sacola plástica...q n aguento mais trazer mais de compras e etc.
=******
Obrigada pelo comentário.=)

mundo permanente disse...

Olá João.
Somos a mundo permanente, fabricamos sacolas retornáveis em 100% algodão e livres de carbono - CARBON FREE.
Para conhecer nossas idéias e produtos acesse nosso site: www.mundopermanente.com.br